CDA Centro de Diagnóstico e Atendimento

centrodediagnostico-1

Em 2005, atendendo a uma solicitação di CMDCA de Santos, foi implantado o Centro de Diagnóstico, serviço pioneiro e inovador no cenário das políticas públicas da saúde e da educação. O objetivo geral do Centro de Diagnóstico é avaliar e diagnosticar através da equipe multidisciplinar crianças/adolescentes que apresentarem atraso neuro-psico-motor, distúrbios de aprendizagem associados ou não à deficiência mental, composta por (Assistente Social, Neuropediatra, Psicólogo, Psicopedagoga, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional e Psiquiatra).

A metodologia utilizada pela equipe é trabalhar de forma aberta, interativa e de respeito mútuo, num contexto interdisciplinar, de acordo com a diversidade de experiências dos diferentes especialistas.

A coleta de informações e dados diagnósticos transcorre de forma individual, através de atendimentos especializados.

A análise das situações, que constituem a base do trabalho, ocorre no momento das discussões de casos. Nessas discussões de casos estarão representados todos os setores: Educação, Assistência Social e Saúde.

Após 03 anos da criação do Centro de Diagnóstico, surgiu a necessidade de complementar o serviço com o Centro de Atendimento, cujo objetivo é atender à criança/adolescente após serem diagnosticadas com Dificuldade de Aprendizagem, que se expressam no campo da linguagem, leitura, escrita e das habilidades matemáticas, que apresentam resultados abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento e escolaridade. O atendimento é realizado pela equipe multidisciplinar, Psicologia, Psicopedagogia e Fonoaudiologia, além do trabalho da Assistente Social, voltado a orientação sistemática à família e articulação com a rede.

Posterior ao Diagnóstico, o Atendimento é o segundo momento do Projeto, no qual passamos a intervir de forma plena às indicações apontadas em cada caso.

Considerando os dados referidos anteriormente sobre o período de execução do Projeto do Centro de Diagnóstico, que apontaram a considerável demanda para atendimento psicológico, fonoaudiológico e psicopedagógico individualizados e em grupo, atentamos inicialmente para estas três áreas.