Nossa história

1947 – Fundação

Através de 16 amigos e conhecidos, em 30 de julho de 1947 foi fundado o Grupo de Experiências Psíquicas “30 de Julho” que era localizado em uma sede provisória na Rua Bittencourt, 244 – Vila Nova – Santos/SP.

1951 – Mudança de sede

Em 30 de Julho de 1951 a instituição mudou a sede para a Rua Luiz de Camões 14, bairro Vila Mathias, cidade de Santos, São Paulo.

Ideologia inicial

Desde o início o objetivo é o estudo e a divulgação da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec, além de realização da prática mediúnica e atendimento a famílias carentes, onde eram distribuídas cestas básicas, enxovais para recém-nascidos e apoio à gestantes. Sempre sobre inspiração filantrópica.

Propósito inicial

O ideal do grupo que fundou esta casa ia além. Eles idealizavam desenvolver um projeto que atendesse crianças carentes, mas ainda não sabiam que a espiritualidade os ajudava no destino dessa tarefa, até o momento que a confirmação chegou através de uma mensagem psicográfica por uma médium da instituição.

Mensagem espiritual

Através da mensagem espiritual, foi sugerida a fundação de uma escola especializada na educação de crianças com deficiência e que posteriormente surgiriam outros serviços, todos em prol de crianças e jovens com deficiência.
A mensagem ainda explicava que a Instituição seria de fundamental importância na reabilitação desses jovens, pois a partir daquele ano muitos espíritos reencarnariam na condição de deficientes intelectuais e a casa seria futuramente o conforto e o suporte educacional para cada um deles.

Departamento de eventos

Em paralelo aos primeiros trabalhos filantrópicos realizados pela Instituição, que antecedem a criação da Escola e confundindo-se com o tempo de fundação da Mantenedora, criou-se o Departamento de Eventos, cujo objetivo, é produzir produtos para a loja Molekagem.

O Departamento de Eventos é composto por voluntários, que se reúnem todas as quartas-feiras, dedicando-se à Oficina de Costura.

Depoimento da Veneranda Guiberto Hippe

Como contava uma das voluntárias mais antigas da instituição, Veneranda Guiberto Hippe: “É chegar, conhecer as nossas atividades e gostar. Mais do que um trabalho voluntário, aqui é uma reunião de amigos. E o que importa é fazer a caridade com amor, independentemente de religião e credo”.

1957 – mudança de nome para

centro espírita beneficente “30 de Julho”

1964 – Escola “30 de Julho”

Em 18 de abril de 1964 surgia a Escola de Educação Especial “30 de Julho”, iniciando suas atividades com 30 crianças deficientes intelectuais, divididas em duas salas de aula. Ao longo dos anos a Instituição cresceu e evoluiu, adequando-se a novos conceitos e solidificando-se sempre com um único objetivo: promover a emancipação de cada pessoa atendida, incluindo-os na vida em sociedade, tornando-os cidadãos ativos e conhecedores dos seus direitos.

2005 – Centro de diagnóstico

Em 2005 foi implantado o Centro de Diagnóstico, serviço pioneiro e inovador no cenário das políticas públicas da saúde. O objetivo geral do Centro de Diagnóstico é avaliar e diagnosticar através de uma equipe multidisciplinar, crianças e adolescentes que apresentarem atraso neuropsicomotor, distúrbios de aprendizagem associados ou não à deficiência mental.

2006 – NOT (Núcleo de orientação para o trabalho )

futuro PSE (programa ser eficiente)

A ideia do serviço surgiu em 2006, iniciado por uma oficina: NOT – Núcleo de Orientação para o Trabalho, com objetivo de atender adolescentes e jovens da instituição acima de 14 anos, com deficiência intelectual, com foco na inserção ao mercado de trabalho.

2007 – Loja Molekagem

Através do projeto NOT e do projeto Remar da Petrobras, em 2007 foi fundada a Loja molekagem. A Loja não tem fins lucrativos e toda renda é revertida para a instituição, seus produtos vêm das oficinas da escola, onde os alunos confeccionam produtos variados. Outros produtos provêm do trabalho voluntário de mães de alunos ou pessoas da comunidade no projeto motivação e do departamento de eventos.

2008 – Centro de atendimento

Após três anos de funcionamento do Centro de Diagnóstico, complementamos o serviço com o Centro de Atendimento. Um segundo passo com o objetivo de atender crianças e adolescentes após receberem o diagnóstico relacionado ao aprendizado. As deficiências podem se expressar no campo da linguagem, leitura, escrita e das habilidades matemáticas, que apresentam resultados abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento e escolaridade.

2008 – Trup Triarte

Em 2008 criamos o projeto Trup Triarte, com a missão de teorizar a concepção de teatro através de trabalho centralizado com crianças e jovens da escola, uma oportunidade de trabalhar a livre expressão de cada atendido como também de demonstrar este trabalho para a Comunidade, através de espetáculos encenados como produto final do trabalho.

2008 – Projeto motivação

Também em 2008, iniciamos o projeto motivação, fomentado pelo desejo de qualificar gratuitamente pais de alunos e pessoas da comunidade a desenvolver suas habilidades em busca de opções para geração de renda.

2009 – Prêmio FIES (Itaú)

Em 2009, a oficina NOT foi reconhecida e premiada pelo FIES 2009 devido seu potencial de atuação. Seu reconhecimento resultou no aporte financeiro que possibilitou investir tanto na qualificação de pessoal como na melhoria dos equipamentos utilizados.

2011 – NOT se torna uma política de assistência social

passa a ser chamado de PSE (Programa Ser Eficiente)

Somente em 2011, a oficina NOT se tornou uma Política de Assistência Social e passou a ser chamada de Programa de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho no Campo da Assistência Social – Programa Ser Eficiente (PSE), atendendo Pessoas com Deficiência Intelectual (PCDI) com idade entre 16 e 40 anos, com objetivo de promover o acesso ao Mundo do Trabalho

2012 – Prêmio FIES (Itaú)

Em 2012, a oficina NOT foi novamente reconhecida pelo Itaú através do FIES 2012, agora concorrendo como PSE (Programa Ser Eficiente) na categoria de Educação para o trabalho.

2014 até 2023 – Residência Inclusiva

Inaugurada em 2014 e finalizada em 31 de março de 2023, a Residência Inclusiva tinha como objetivo capacitar pessoas com deficiência a terem autonomia e levarem uma vida independente na sociedade.

Uma casa similar a uma residência familiar, onde os residentes, portadores de alguma deficiência, são acompanhados em tempo integral e tem a oportunidade de aprender tarefas básicas como organização domiciliar e tarefas complexas do dia a dia como cozinhar e finanças.

2016 – Premio Criança esperança

Em maio de 2016 o Projeto Ampliando Saberes da Escola “30 de Julho”, foi selecionado pelo programa Criança Esperança para receber apoio financeiro.

A premiação permitiu a realização do projeto “Ampliando Saberes”, para adquirir novos equipamentos pedagógicos destinados as salas de aula da Escola “30 de Julho”.

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